Procuremos ver as primeiras semanas depois do Natal como uma época de “epifanias”. A liturgia está nos mostrando quem é Jesus e o que Ele revelou a respeito de nosso relacionamento com Deus.

Na semana passada (e na anterior), a imagem exibida era régia e filial: Jesus é o rei recém-nascido dos judeus que nos torna coerdeiros da promessa de Israel, amados filhos de Deus. Na liturgia da semana passada, todos fomos a um batismo.

Nesta semana, estamos num casamento.

Revela-se a nós, agora, uma outra dimensão do nosso relacionamento com Deus. Se somos filhos e filhas de Deus, é porque fomos incorporados à família divina por meio de uma boda.

Alguma vez já nos perguntamos por que a Bíblia começa e termina com um casamento: Adão e Eva no jardim e a ceia das bodas do Cordeiro? Comparem-se Gênesis 2, 23-24 e Apocalipse 19, 9; 21: 9; 22:17.

Em toda a Bíblia, o casamento é o símbolo do relacionamento de aliança que Deus deseja ter com o Seu povo escolhido. Ele é o noivo, e a humanidade a sua amada e procurada noiva. Isto se reflete maravilhosamente na Primeira Leitura de hoje.

Quando Israel rompe a aliança, é comparado a uma esposa infiel (Jeremias 2, 20-36; 3, 1-13). Mas Deus promete trazê-la de volta e desposá-la para sempre numa aliança eterna (Oseias 2, 18-22).

É por isso que, no Evangelho de hoje, Jesus realiza o seu primeiro “sinal” público numa festa de casamento.

Jesus é o esposo divino (João 3, 29), chamando-nos para o Seu régio matrimônio (Mateus 22, 1-14). Por Sua Nova Aliança, Ele se tornará “uma só carne” com toda a humanidade, por intermédio da Igreja (Efésios 5, 21-33). Pelo nosso batismo, cada um de nós foi prometido a Cristo como a noiva a seu esposo (2 Coríntios 11, 2).

O vinho novo que Jesus faz transbordar, na festa deste domingo, é o dom do Espírito Santo oferecido à Sua noiva e Seu corpo, como diz a Epístola de hoje. Esta é a “salvação” anunciada às “famílias das nações”, diz o Salmo que cantaremos.

https://stpaulcenter.com/in-the-wedding-scott-hahn-reflects-on-the-second-sunday-in-ordinary-time/