Havia uma certa expectativa sobre o que Bento XVI poderia dizer após o motu proprio “Summorum pontificum”, promulgado por ele, e que deu liberdade à Missa no rito antigo, ter sido revogado. O Papa emérito não disse absolutamente nada sobre isto, o que não era apenas a coisa normal a fazer, mas também a coisa mais conveniente a fazer, pois qualquer outra coisa o teria colocado contra o Papa Francisco, aprofundando ainda mais a divisão na Igreja.

No entanto, Bento XVI não se calou. Numa entrevista publicada numa revista alemã, ele fala sobre a situação da Igreja na sua terra natal e, com a sua precisão de feixe de luz laser, define exatamente qual é o problema. Não se trata, diz ele, de separar o mau do bom, mas de separar os que têm fé dos que não têm. “A Igreja é feita de trigo e palha, de bom peixe e de mau peixe. Portanto, não se trata de separar os bons dos maus, mas de separar os crentes dos descrentes”, diz o Papa Emérito. E essa é exatamente a solução para o problema.

A questão muito grave da pederastia, no clero, tem sido utilizada não só para atacar a Igreja, mas também para nos distrair de uma questão essencial: a perda de fé na Igreja. O foco tem sido o comportamento do clero — pelo menos no que diz respeito a certas ofensas —, mas a questão do ensinamento tem sido posta de lado. Se não for um criminoso e, sobretudo, se for muito jovem e fizer trabalho social, tudo o resto não importa. E, no entanto, dentro desse “tudo o resto” há algo tão essencial, como a fé.

Não ouso afirmar que não têm fé aqueles que estão promovendo a “nova Igreja”, com a sua própria interpretação do Vaticano II em ruptura com tudo o que houve antes, incluindo a Palavra de Deus. É possível que tenham, tal como é possível que a tenham aqueles que prestaram homenagem ao ídolo da “pachamama”. O que eles certamente não têm é fé católica. Eles podem ter outra fé e merecem respeito, mas não são católicos.

Se eles tivessem fé no Deus que a Igreja Católica proclama, falariam de julgamento e não apenas de misericórdia. Se tivessem fé católica, referir-se-iam frequentemente à existência da vida eterna, que é um consolo para os que sofrem. Se fossem católicos, adorariam a Santa Eucaristia e não dariam comunhão aos protestantes. Se tivessem a fé que nos foi transmitida pelos nossos pais, não desobedeceriam ao Papa, abençoando os casais homossexuais. Se tivessem essa fé, não estariam exigindo o sacerdócio feminino ou aceitando certos comportamentos, tais como o de pessoas viverem juntas sem se casar. Se tivessem fé, promoveriam a adoração do Santíssimo Sacramento nas suas paróquias e estariam disponíveis para ouvir as confissões dos fiéis. Não sei se eles têm fé, se acreditam em Deus ou se não acreditam em nada, mas a sua não é certamente uma fé católica.

Na semana passada, pedi o fim desta ficção de fingir que somos uma e a mesma Igreja, quando na realidade somos duas, e cada vez mais diferentes. O Concílio não pode ser interpretado em continuidade com o passado ou em ruptura com ele, como se isso nada implicasse.

Agora, o Papa Bento XVI diz, com a sua habitual sabedoria: devemos separar os que têm fé dos que não têm. Isso não significa que aqueles que não têm fé católica sejam piores do que aqueles de nós que a têm. Não sinto que sou melhor do que qualquer outra pessoa. Podem ser melhores do que eu. E muitos de nós, que temos a fé dos nossos antepassados, não são católicos.

Isto deve ser dito de uma vez por todas. E devemos agir em conformidade com isto, porque a situação atual de ambiguidade, e permissividade com todo o tipo de excessos, só serve para se prejudicarem uns aos outros. Não tenho qualquer problema em amar e respeitar os “irmãos separados” — como chamamos os protestantes —, nem tenho qualquer razão para me sentir melhor do que os piores entre eles. Apenas digo que eles não são católicos e, além do mais, eles afirmam a mesma coisa.

Isto também deve acontecer no seio da Igreja. Temos de nos dar bem com aqueles que não têm a nossa fé, tal como nos damos bem com os nossos irmãos separados, mas isto requer clareza. E se é a “nova Igreja” que deve ser a Igreja oficial, que o digam também, mas que esta ficção termine o mais depressa possível.