Comentemos primeiro o evangelho de hoje. Nas instruções que o Cristo dá aos seus apóstolos, oferece-lhes (e a nós também) uma antecipação do que será a missão da Igreja após a ressurreição.

Suas instruções aos Doze nos lembram daquelas que o Senhor deu às doze tribos de Israel na véspera de seu êxodo do Egito. Os israelitas também foram enviados sem pão e com uma única túnica, usando sandálias e uma bengala (v. Êxodo 12,11; Deuteronômio 8, 2-4). Como aqueles israelitas, os apóstolos têm de confiar somente na providência de Deus e sua graça.

Possivelmente, Marcos quer nos ensinar também que a missão dos apóstolos, a missão da Igreja, é servir como guia em um novo êxodo, resgatando as pessoas de seu exílio de Deus e levando-as à terra prometida: o Reino dos Céus.

Como Amós na primeira leitura, os apóstolos não são “profissionais” que ganham o pão para profetizar. Como Amós, eles são homens simples (v. Atos 14, 15) retirados de seu trabalho cotidiano e enviados por Deus para serem pastores de seus irmãos e irmãs.

Nesta semana, novamente ouvimos o tema da rejeição: Amós a experimenta, e Jesus adverte seus apóstolos de que alguns não os receberão bem, nem os escutarão. A Igreja não é necessariamente chamada para ser bem-sucedida, mas apenas para ser fiel ao mandamento de Deus.

Com a autoridade e o poder que Jesus lhe deu, a Igreja proclama a paz de Deus e a salvação daqueles que Nele crêem, como cantamos no Salmo de hoje.

Esta palavra verdadeira, este evangelho da salvação, é pessoalmente dirigido a cada um de nós, como nos diz São Paulo na epístola de hoje. Deus, no mistério de sua vontade, nos escolheu antes da fundação do mundo para ser Seus filhos e filhas; para viver e Lhe dar glória.

Portanto, agradeçamos a Deus hoje pela Igreja e pelas bênçãos espirituais que Ele nos deu. Vamos nos comprometer com a missão da Igreja: ajudar os outros a ouvir o chamado ao arrependimento e a receber Cristo em suas vidas.

https://stpaulcenter.com/the-churchs-mission-scott-hahn-reflects-on-the-fifteenth-sunday-in-ordinary-time/