Com o chamado de Samuel e dos primeiros apóstolos, as leituras de hoje lançam luz sobre nosso próprio chamado para seguir o Cristo.
Observe-se que, no Evangelho, os discípulos de João estão preparados para ouvir o chamado de Deus. Eles já estão à procura do Messias: confiam na palavra de João, quando este lhes aponta o Cordeiro de Deus que vai passando; e então começam a segui-lo.
Samuel também está esperando no Senhor: dorme perto da Arca da Aliança, onde a glória de Deus habita, e recebe instruções de Eli, o sumo sacerdote.
Samuel ouviu a palavra de Deus e o Senhor estava com ele. E Samuel, por meio de sua palavra, fez todo o povo de Israel voltar-se ao Senhor (ver 1 Samuel 3:21; 7: 2–3). Os discípulos também “ouviram” e “seguiram”: são palavras que aparecem mais de uma vez no Evangelho de hoje. Eles permaneceram com o Senhor e, por seu testemunho, levaram outras pessoas a seguir Jesus.
Esses episódios da história da salvação devem nos dar força para abraçar a vontade de Deus e seguir em nossas vidas o Seu chamado.
Deus está constantemente chamando cada um de nós, pessoalmente, pelo nosso próprio nome (ver Isaías 43: 1; João 10: 3). Ele quer que O busquemos com amor, que desejemos ardentemente a Sua palavra (ver Sabedoria 6: 11-12). Devemos desejar, como os apóstolos o fizeram, estar sempre onde o Senhor estiver, procurando constantemente a Sua face (ver Salmos 42: 2).
Nós não pertencemos a nós mesmos, mas ao Senhor, como Paulo nos lembra na epístola de hoje.
Devemos ter os ouvidos abertos à obediência e imprimir Sua palavra em nossos corações. Devemos confiar na promessa do Senhor: se O buscarmos com fé, Ele permanecerá conosco (ver João 15:14; 14: 21-23) e, com Seu poder, nos ressuscitará um dia. Devemos refletir, em nossas vidas, o amor que Ele nos revelou, para que outros também possam encontrar o Messias.
Enquanto renovamos nossos votos de discipulado nesta Eucaristia, aproximemo-nos do altar cantando o canto novo do Salmo de hoje: “Eis que venho, Senhor, para fazer a Vossa vontade.”
Você precisa fazer login para comentar.