ettore

[Ettore Gotti Tedeschi, o conhecido intelectual católico italiano, mandou o seguinte e-mail ao blog do jornalista Marco Tosatti, o qual, em seguida, contextualiza o que foi dito no e-amil].

“Caro Dr. Tosatti, encontrei uma consideração feita pelo grande Papa São Leão Magno (390-461), que gostaria de compartilhar com seus leitores, dada a importância e a relevância de sua afirmação doutrinária.

O pontificado de São Leão Magno coincide com a queda do Império Romano do Ocidente, o início das invasões bárbaras (foi Leão quem barrou Átila e, em parte, os vândalos de Genseric); ele se opôs ao maniqueísmo e ao pelagianismo.

Bento XIV (em 1754) o nomeou “Doutor da Igreja” (doctor ecclesiae), um título atribuído a santos ou teólogos cujo Magistério é considerado fundamental.

Bem, essa premissa me parecia indispensável para trazer de volta uma observação, que me parece bastante atual, feita por São Leão Magno (Homilias, CXXXIX), e que se referia às atenções, acolhimento, cuidado e misericórdia, etc. que se deviam praticar com os outros. O santo Doutor da Igreja escreve:

“Certamente devereis prover, movidos por um sentimento de benevolência universal, a todos os indivíduos, mas de uma maneira especial devereis vos lembrar daqueles que, como membros do Corpo de Cristo, estão intimamente ligados a nós pela unidade da fé católica. De fato, devemos muito mais a nossos irmãos pela comunhão da graça, do que a outros pelo compartilhamento da natureza “.

Creio que esta afirmação merece, sobretudo hoje, uma certa atenção.”

[Agora a contextualização de Marco Tosatti aos leitores de seu blog: “Caros leitores, parece-me que posso interpretar — colocar no contexto — o que Gotti Tedeschi escreve. A referência é a um período em que a Itália foi submetida a invasões e incursões por povos e culturas não apenas diferentes, mas certamente hostis. Difícil não perceber que, mutatis mutandis, é o que está acontecendo agora; os números, a arrogância e os interesses dentro e fora do país, em nossa opinião, justificam muitos a falar de invasão e de um projeto de substituição étnica, dia após dia, cada vez menos disfarçados.”]

https://www.marcotosatti.com/2019/09/02/gotti-tedeschi-chi-privilegiare-nella-carita-leggete-leone-magno-dottore-della-chiesa/