Para ouvir a homilia do Padre Paulo Ricardo, “Ide, fazei discípulos e batizai!”, clicar AQUI
PRIMEIRA LEITURA DA MISSA (Livro do Deuteronômio 4,32-34.39-40)
Deus é o único senhor: guardai sua Palavra
Moisés falou ao povo, dizendo: “Interroga os tempos antigos que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra, e investiga, de um extremo ao outro dos céus, se houve jamais um acontecimento tão grande ou se ouviu algo semelhante. Existe, porventura, algum povo que tenha ouvido a voz de Deus falando-lhe do meio do fogo, como tu ouviste, e tenha permanecido vivo?
Ou terá jamais algum Deus vindo escolher para si um povo entre as nações, por meio de provações, de sinais e prodígios, por meio de combates, com mão forte e braço estendido, e por meio de grandes terrores, como tudo o que por ti o Senhor vosso Deus fez no Egito, diante de teus próprios olhos?
Reconhece, pois, hoje, e grava-o em teu coração, que o Senhor é o Deus lá em cima no céu e cá embaixo na terra, e que não há outro além dele. Guarda suas leis e seus mandamentos, que hoje te prescrevo, para que sejas feliz, tu e teus filhos depois de ti, e vivas longos dias sobre a terra que o Senhor teu Deus te vai dar para sempre”.
SALMO 32
Reta é a palavra do Senhor
(Antífona): Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança.
Reta é a palavra do Senhor,/ e tudo o que ele faz merece fé./ Deus ama o direito e a justiça,/ transborda em toda a terra a sua graça.
A palavra do Senhor criou os céus,/ e o sopro de seus lábios, as estrelas./ Ele falou e toda a terra foi criada,/ ele ordenou e as coisas todas existiram.
Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem,/ e que confiam esperando em seu amor,/ para da morte libertar as suas vidas/ e alimentá-los quando é tempo de penúria.
No Senhor nós esperamos confiantes,/ porque ele é nosso auxílio e proteção!/ Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,/ da mesma forma que em vós nós esperamos!
SEGUNDA LEITURA DA MISSA (Romanos 8,14-17)
Que o Espírito nos ajude a cuidar das coisas do Pai
Irmãos: Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
De fato, vós não recebestes um espírito de escravos, para recairdes no medo, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, no qual todos nós clamamos: Abá, ó Pai!
O próprio Espírito se une ao nosso espírito para nos atestar que somos filhos de Deus.
E, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo; se realmente sofremos com ele, é para sermos também glorificados com ele.
EVANGELHO (São Mateus 28,16-20)
“Fazei discípulos meus todos os povos”
Naquele tempo, os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado.
Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”.
UMA FAMÍLIA DE AMOR (Comentário de Scott Hahn)
No domingo passado celebramos a vinda do Espírito Santo, que selou a Nova Aliança de Deus e renovou toda a criação.
Nesta nova criação, somos já parte da família de Deus, que se revelou como Trindade de amor. Compartilhamos sua natureza divina, recebendo seu Corpo e seu Sangue (v. 2 Pedro 1,14). Esse é o significado das três celebrações que coroam o tempo pascal: Pentecostes, Solenidade da Santíssima Trindade e Corpus Christi.
Estas festas devem nos lembrar, no mais íntimo do nosso coração, quão profundamente Deus nos ama; e como nos escolheu antes da fundação do mundo para sermos Seus filhos (v. Ef 1, 4-5).
As leituras deste domingo nos mostram que todas as palavras e obras de Deus visavam revelar o mistério da Santíssima Trindade e trazer-nos sua bênção em Jesus Cristo. Nós herdamos esta bênção pelo batismo e a renovamos em cada Eucaristia.
Através de sua palavra, o Senhor encheu os céus e a terra com sua bondade divina, como cantamos no salmo de hoje. Movido por amor, Deus escolheu Abraão, e de seus descendentes constituiu o seu próprio povo, como Moisés nos recorda na primeira leitura (v. Dt. 4, 20-37) Por meio dos israelitas, Ele revelou para as nações que é o único Senhor.
A Palavra de Deus se encarnou em Jesus, “filho de Abraão” (Mt 1,1). Ele nos ensina, no Evangelho deste domingo, que o único Deus é Pai, Filho e Espírito, e deseja que todos os povos sejam seus.
Como Ele fez com Israel quando o tirou do Egito, Deus nos libertou da escravidão; é isso que São Paulo nos diz na epístola de hoje. Assim como adotou os israelitas como filhos (v. Romanos 9, 4), agora Ele nos dá o seu Espírito, graças ao qual podemos reconhecê-Lo como “Pai nosso”.
Como herdeiros de Deus, hoje assumimos os compromissos de Moisés e Jesus. Devemos colocar n’Ele os nossos corações e fazer tudo o que Ele nos ordenou. A Eucaristia é o cumprimento de sua promessa de estar conosco até o fim do mundo; é a garantia de que Ele nos libertará da morte para vivermos, para sempre, na terra prometida do Seu Reino.
https://stpaulcenter.com/family-of-love-scott-hahn-reflects-on-the-solemnity-of-the-holy-trinity/
Você precisa fazer login para comentar.