Resultado de imagem para Evangelho secreto da Virgem Maria

Estará no em São Paulo, no dia 3 de outubro (2017), o padre espanhol Santiago Martín, da diocese de Madrid, conhecido no Brasil por sua obra O Evangelho secreto da Virgem Maria. Lidera um movimento religioso internacional — os Franciscanos de Maria —, criado para praticar e difundir a espiritualidade do agradecimento, através das Escolas de Agradecimento (em contraste com a moderna tendência de mais pedir do que agradecer, produto da “ideologia dos direitos humanos”).

Padre Santiago Martin passará boa parte do mês de outubro em países da América do Sul, onde seus missionários (leigos, na maioria) já atuam. Durante todo o dia 3 de outubro, porém, estará na capital paulista — chegará às 6:00 da manhã e sairá às 21:50 para Montevidéu —,  à espera de reunir-se com brasileiros interessados em conhecer e começar o movimento em nosso país. No dia 3, celebrará a Missa do meio-dia na Paróquia Nossa Senhora do Brasil, no centro de São Paulo (Praça Nossa Senhora do Brasil, sem/número). No mesmo dia, às 14h30, fará uma palestra no mesmo local, organizada pelo Grupo de Oração Espírito Santo, ligado à Paróquia.

Por que Escolas de Agradecimento? Na linha missionária da “nova evangelização”, proposta pelos Papas João Paulo II e Bento XVI para enfrentar os novos tempos de relativismo moral e religioso, as Escolas de Agradecimento são grupos de pessoas que se reúnem, uma vez por semana, para retribuir a Deus de uma forma muito particular as coisas boas que Dele recebem: de um lado, estudando a doutrina católica e as Sagradas Escrituras; de outro, fazendo um propósito semanal de agradecimento (tantas são as razões para agradecer).

O funcionamento de uma Escola de Agradecimento é muito simples. Sempre precedida e finalizada com orações, resume-se praticamente a três atividades: leitura de um texto de formação semanal, redigido por Padre Santiago (focalizando aspectos essenciais da doutrina católica); leitura e meditação do Evangelho de domingo; e, finalmente, a leitura do breve propósito de agradecimento para a semana. As escolas podem ser familiares ou paroquiais. No caso de ligar-se a uma paróquia, o padre responsável deverá comunicar a sua criação à respectiva diocese.

Segundo o sacerdote espanhol, o agradecimento cristão é uma extraordinária terapia espiritual. Ao tirar o foco das coisas más (que debilitam e deprimem) e dirigi-lo a Deus, de forma agradecida, pelos dons que Dele provém — sobretudo o maior deles: a vida eterna —, as pessoas se tornam inevitavelmente mais felizes. Não há nada mais curativo do que estar em permanente estado de ação de graças. A humildade da súplica e a humildade do agradecimento não se excluem, mas se completam.

No entanto, a conversão espiritual requer hoje, mais do que nunca, a formação do intelecto, indispensável para dar o testemunho da fé num mundo cada vez mais hostil à religião. Para isto, Padre Santiago elaborou uma metodologia formativa destinada a desenvolver, nos leigos, o conhecimento dos princípios fundamentais da fé e da moral católica. O principal objetivo dos Franciscanos de Maria — que se inspiram em Nossa Senhora e em São Francisco de Assis, dois grandes modelos de serviço e agradecimento a Deus — é a luta contra a grande doença do nosso tempo: o secularismo, a programada descristianização em massa da sociedade, o banimento total da religião da esfera pública.

A associação dos Franciscanos de Maria, que faz funcionar as escolas de agradecimento, é composta basicamente de leigos (em torno de 12.000, atualmente), mas também possui religiosos consagrados (mais de 20 sacerdotes.). Foi fundada em 1988, restrita inicialmente à arquidiocese de Madrid, mas logo expandiu-se para outros países de língua espanhola. Em 2007, o Papa Bento XVI, através do Pontifício Conselho para os Leigos — presidido pelo cardeal Stanisław Rylko — deu aprovação pontifícia à associação religiosa. Em 2012, a associação e seus estatutos tiveram o pleno reconhecimento da Santa Sé.

Os Franciscanos de Maria estão presentes em quase todas as nações da América, do Canadá ao Chile, e já começam a surgir grupos de leigos em outros países da Europa, como Polônia, Holanda, Itália e Alemanha, num total de 31 países e 160 dioceses. Têm uma página web de espiritualidade (www.frmaria.org), outra de apologética (www.catolicos-on-line.org) e uma web-TV (www.magnificat.tv).

O Brasil ainda não possui Escolas de Agradecimento, mas seu fundador espera vivamente que nasçam grupos, entre nós, para levar adiante a sua missão.